sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Gestante X Comida Japonesa: Verdade ou Mito?

Oie gente,

   Vou fazer um post hoje pois estou com tempo ocioso.. Já que, infelizmente, nossa cidade (Blumenau - SC) está literalmente debaixo d'água.. Desde ontem grande parte do comércio, principalmente central, está fechado, as escolas estão sem aula e eu estou em casa por conta disto. Espero que logo tudo isso passe e tenho certeza que nosso povo que é e sempre foi guerreiro e lutador vai se reerguer como nas enchentes passadas. Tenho ainda duas gestantes com seus bebês prestes a nascer, tomara que eles esperem até segunda pois se forem apressadinhos, só de barco mesmo para chegar aos hospitais.. Uixxx


   Bom.. Muitas gravidinhas minhas têm dúvida quanto a poder ou não comer comida japonesa, principalmente os alimentos crus como o sushi e o sashimi. Atualmente as pessoas aderiram muito à comida japonesa aqui no Brasil, isso virou quase uma febre, tenho gestantes que costumavm freqüentar esse tipo de restaurante pelo menos uma vez por semana. E agora que engravidei?? Tenho que parar com esse tipo de alimentação que tanto gosto?? É uma dúvida que gera muitas contovérsias ainda.



   As opiniões entre os obstetras ainda são bem divididas. Alguns liberam, outros liberam com moderação e outros proíbem.. O que fazer então??
   A primeira coisa que pergunto é a seguinte (sem querer influenciar, é claro!), como as japonesas fazem quando estão grávidas??? Já que os peixes crus são parte primordial de sua alimentação... Hummm.. Hehehe Dúvidas, dúvidas..
  Pois bem.. Pelo que tenho pesquisado e conversado com alguns médicos amigos o negócio é o seguinte.. Se engana quem pensa que a toxoplasmose é o grande vilão, apesar de o Toxoplasma gondii ser transmitido através de carne crua, alimentos mal lavados e contato com fezes de gatos (principalmente de rua, que se alimentam de carnes cruas), não se tem relatos de toxoplasmose em carne de peixe.
  Pelas minhas pesquisas pude ver que a grande questão da comida japonesa é a manipulação dos alimentos, que por serem crus, necessitam de uma boa higienização das mãos de quem estiver manipulando e é aí que mora o perigo. O risco de você pegar uma intoxicação alimentar ou algo deste tipo é o maior vilão e aí o problema não é só a comida japonesa então...  Qualquer maionese, salada, embutidos são manipulados sem depois passarem por aquecimento (que acaba matando os microorganismos).  Então fiquem atentas a isso..
   Alguns falam sobre a alta concentração de Metilmercúrio que alguns peixes possuem, altos níveis desse Metilmercúrio podem trazer danos neurológicos e problemas no desenvolvimento do bebê. Porém, alguns peixes que são ricos dessa substância não são tão utilizados na culinária japonesa como por exemplo: garoupa, tubarão, peixe-espada, cação, marlin.
  Outra curiosidade é que geralmente (principalmente em cidades não litorâneas) os peixes dos quais são feitos os sushis e sashimis vêm congelados (o que acaba matando alguns microorganismos). No Japão, em muitos restaurantes, eles possuem aquários gigantes onde os peixes são mortos na hora ("fresquinhos") e aí o risco de conter algum microorganismo é bem maior do que por aqui.


Restaurante na China - tentei achar do Japão nas fotos do meu marido mas não achei

Restaurante na China

   O mais certo, para quem tem dúvidas ainda, é confiar no que diz o seu obstetra (afinal de contas foi você que o escolheu para te acompanhar, não é?) e se você tem medo mas está morrendo de desejo por um sushi, peça os HOT, não é o mesmo paladar mas mata um pouquinho da vontade.. hehehe Ou vá num restaurante da sua confiança que você tem a certeza de que fazem uma boa assepsia do local.

Hot

   Esses 9 meses (completos) passam voando e se você está proibida de comer sushi e sashimi o jeito é esperar nascer.. hehehe Ou faça que nem uma gestante minha.. Ela disse pras amigas (brincando) que se alguém quisesse deixá-la feliz na maternidade, que trouxesse uma bandeijinha de sushi e sashimi e não um presente pro Luccas... Acho que é uma boa solução!!! Rs
   Não sou uma expert no assunto, então quem tiver algumas correções ou algo para acrescentar por favor o faça. Informação nunca é demais.
   Bjinhos,

   Mariana

  

12 comentários:

  1. Olá Mariana, adorei seu blog! Uma delicia a leitura. Comecei a ler e quando vi o blog acabou, e fiquei com gostinho de quero mais! Estou gravida de 5 meses, pratico Pilates a três anos três vezes por semana, gostaria que me desse uma dica, quero começar a fazer drenagem, quantas vezes é o recomendado por semana e quais cuidados devo observar com a profissional, já ouvi falar que a drenagem na gestante requer alguns cuidados especiais.

    Bojos
    Danie
    www.lindaecheiadegeaca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oiii Danie, obrigada pelo carinho..O blog não acabou não, eu é que ando na correria e não tenho conseguido postar..mas tenho posts prontos já.. hehehe Bom eu sempre digo que atividade física deve ser feita 3x na semana e a drenagem pode ser de 1 a 2x, dependendo do teu edema (inchaço).. Em hipótese nenhuma deve-se massagear a barriga (no máximo espalhar o creme)e o foco principal devem ser as pernas, onde há maior acúmulo de líquidos, ok?? Até o fim de semana vou atualizar meus posts, prometo!!Obrigada pelo estímulo... hehehe Bjinhos :)

    ResponderExcluir
  3. Desculpe, Mariana!
    Mas acho muito equivocado você fazer comentários de alimentos em seu blog. Sua formação não é essa, então acaba falando bobagens...
    Desde quando congelamento mata algum microorganismo?
    Por favor, cuidado com o que escreve!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho horrivel criticar anonimamente... Às vezes é bom dar cara as nossas opinioes!

      Excluir
    2. Não tem oque falar anônimo fique quieto 😉

      Excluir
  4. http://oglobo.globo.com/saude/mitos-verdade-sobre-gravidez-2773931

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pelas dicas, pois para me certificar dessas, procurei outros sites e todos trazem a mesma ideia.
    Vou acabar com a minha vontade e muito mais tranquila já que sou eu mesma que preparo minha comida japonesa.

    ResponderExcluir
  6. Sra Anônima, é você quem cria os peixes também?

    ResponderExcluir
  7. Sra Anônima, é você quem cria os peixes também?

    ResponderExcluir
  8. Olá Boa noite.
    Estou gestante, com 14 semanas.
    Minha medica proibiu.
    Mais caso queira comer os hot sem preocupação.
    Posso?

    ResponderExcluir
  9. Olá Boa noite.
    Estou gestante, com 14 semanas.
    Minha medica proibiu.
    Mais caso queira comer os hot sem preocupação.
    Posso?

    ResponderExcluir
  10. gostei do conteúdo! https://www.luizaoliveirajoias.com.br/

    ResponderExcluir